quinta-feira, 7 de julho de 2011

Começo de tudo!

Vou começar contando uma historinha para vocês (não vai ser longa… é historinha mesmo).
Trabalhamos com abajures, então nada melhor do saber a sua história!
Como todo mundo sabe o abajur geralmente fica em cima de alguma mesinha de canto, cabeceira ou até mesmo no chão, isso vai depender da altura.
A palavra ABAJUR vem de “abaixar a luz”, quase sempre coberto por um material cônico para que a luz não incomodar… É muito chato quando a luz fica diretamente nos nossos olhos, muito inconveniente.
Você sabia que em Portugal o abajur não se refere à luminária, mas sim ao material cônico.
Tudo isso foi a introdução, agora começa a história de verdade.
Começaremos no século XVI, no centro de Paris em suas ruas públicas, outras em Milão e eram com lâmpadas de petróleo. Tinham por objetivo iluminar suas lindas ruas.
Com o passar dos anos, Friedrich Albert Winsor teve a idéia de industrializar a iluminação através do gás.
Depois no século XIX, os lampiões vieram para as grandes cidades, em 1879, Joseph Swan e Tomas Edison desenvolveram o filamento incandescente… Rumo à revolução, nasce a lâmpada elétrica...As luminarias foram sendo criadas justamente para disfarçar a luz.
O filamento era carbonizado, feito com fibras vegetais, depois fibras de bambu e finalmente ligas metálicas, já no Século XX chegou o filamento de tungstênio.
Hoje temos os leds, econômicos e sem riscos a saúde (graças a tecnologia…!)
Se prestarmos atenção, quase em todo lugar tem alguma luminária: em casa, no trabalho, em ambiente mais aconchegante e gastronômico, com suas formas tradicionais e por vezes engraçadas, com cúpulas personalizadas e decoradas. Tem também as esmaltadas, em madeira, as redondas, as quadradas, em PVC, em MDf… As orientais, em ferro, em cristal traslucido…
As artesanais são maravilhosas!!! Com as suas variações de tecidinhos, cores, aviamentos, pedrinhas, lacinhos, florzinhas, franzidinhos, origamis…
É muita coisa eu sei, mas nossa imaginação vai longe, então vamos continuar pesquisando e trazendo mais alternativas para vocês.

Equipe Artesaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário