quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fibras Naturais


São materiais muito finos e alongados, como filamentos que podem ser cortados ou não. Servem de matéria-prima podendo ser fiadas para a formação de fios, linhas, cordas ou colocadas como mantas.

O nosso País é muito rico em fibras naturais. Se usássemos isso em nosso benefício, traria um crescimento econômico e principalmente diminuiria os impactos ambientais. O que é a chave para o desenvolvimento sustentável.

Podemos usar essa matéria-prima não só para artesanato, mas também para indústria de móveis, indústrias alimentícias e até quem diria automotiva.

O que nos falta são tecnologias, projetos de design e incentivo. Estamos avançando aos poucos, usando somente as fibras para o artesanato e em algumas empresas que tem preocupação ambiental.

Misturada com componentes sintéticos (polipropileno) o material se torna muito mais resistente.
Abaixo algumas das fibras naturais mais utilizadas aqui e no resto do mundo:

·        Rami – Produzidas na China, Japão e Taiwan. Folhas da planta de Rami (daí o nome). Com ela podemos fazer tecidos, cordas, barbantes, papel moeda e pneus.

Folhas de Rami
Fibra de Rami
·        Côco – Apesar de ser original do País, não somos produtores dele. Índia, Filipinas e Sri Lanka são os maiores e os únicos produtores. Tapetes, escovas, cordas, vassouras e assentos de carros são alguns produtos que podemos fazer com esse material.

·        Cânhamo – Assim como o coco, também temos grande quantidade dela por aqui, mas seus produtores são China (de novo), França e Chile. Com ela podemos ter telas para pintura, papeis com excelente qualidade, roupas e até alguns calçados.

Fibra de Cânhamo
Produto feito com a fibra de cânhamo

Nós esperamos com isso abrir um pouco mais a visão de vocês em relação ao futuro. Tudo isso está relacionado ao post sobre Sustentabilidade que colocamos há alguns dias atrás.

Pense nisso!
Equipe Artesaria


Nenhum comentário:

Postar um comentário